terça-feira, 22 de abril de 2014

Reciclando o Plástico

     (obra: Viki Muniz - Artista Plástico)

Reciclando o plástico
O plástico, inventado em 1907 com potencial de comercialização, gerou confortos diversos inicialmente, por sua flexibilidade. Logo destronou outras substâncias na confecção de vários objetos. Porém na atualidade o seu uso gera um desconforto proveniente principalmente do descarte inadequado. O problema não atinge somente a espécie humana, mas a muitas outras, principalmente marinhas, onde causa a morte de milhões de indivíduos anualmente.
O Centro Municipal de Educação Ambiental Escola do Mar tem como um de seus objetivos a conscientização dos problemas ambientais por parte dos estudantes da Rede Municipal de Educação de São José e de outras Redes de Ensino Público, Particular dentro e fora do Município. Por conta dessa conscientização a política dos “três erres” encontra-se em pauta sistematicamente no conteúdo/conceito do CMEA Escola do Mar. Com relação ao plástico principalmente, procuramos focar a necessidade da redução imediata do seu uso, através de atitudes simples do cotidiano, como utilizar apenas uma sacola para carregar mais de um item comprado, ou a reutilização da mesma como produto retornável. Vários tipos de recipientes plásticos possibilitam a sua reutilização bem como a sua recriação, ou seja, vários itens culinários podem ser guardados em recipientes plásticos como também brinquedos podem ser criados a partir de embalagens plásticas. A separação de embalagens plásticas após o uso, bem como a limpeza da mesma, constitui-se numa atitude de grande relevância, pois possibilitará a reciclagem por parte da indústria, além de constituir-se em fonte alternativa de renda para muitas famílias.
Consciência implica em conhecimento e ação, é também a palavra de ordem (atitude), infelizmente não mais para prevenir, mas para tentar resolver um problema de proporção mundial.

Um comentário: