segunda-feira, 7 de abril de 2014

Mostra de Compostagem e Agricultura Urbana.


Oficina oferecida às escolas ambientais de São José – SC, Escola Municipal do Meio Ambiente Parque do Sabiás e Centro Municipal de Educação Ambiental Escola do Mar, em parceria com SESC – SC e Prefeitura Municipal de São José - SC. 

Boa parte dos resíduos orgânicos produzidos no Brasil são descartados de forma inadequada em aterros sanitários, diminuindo sua vida útil e acima de tudo desperdiçando o grande potencial dos mesmos, visto que os orgânicos podem ser reaproveitados para produção de adubo por intermédio da compostagem.
A compostagem pode ser definida de forma simples como um conjunto de técnicas que transformam o rejeito orgânico em composto (adubo), ou seja, é um processo de Reciclagem no qual microrganismos dentro de condições ideais de temperatura, umidade e aeração transformam o “indesejável” e “desagradável” resíduo orgânico de cada dia em composto.
A CMEA Escola do Mar pratica a compostagem, reiterando seu compromisso com sustentabilidade e educação ambiental, disseminando essa ideia em suas atividades diárias.

Alguns dados:
Em torno de 88% do lixo doméstico vai para o aterro sanitário;
Menos de 3% do lixo vai para as usinas de compostagem(adubo);
Apenas 2% do lixo de todo o Brasil é reciclado;
O lixo inorgânico representa cerca de 20% do total do lixo doméstico;
O Lixo Orgânico representa cerca de 80% do total do lixo doméstico;

Apenas 18% dos municípios brasileiros possuem coleta seletiva.



Nenhum comentário:

Postar um comentário