quarta-feira, 23 de abril de 2014

MARICULTURA:Uma alternativa de alimento


Pescadores, de Di Cavalcanti (Foto: Reprodução/Masc)

A aquicultura hoje é vista como um potencial gerador de alimentos, uma alternativa para suprimento da atual demanda proteica, ou seja, onde fronteiras terrestres já não poderiam mais sofrer expansão. A problemática da geração de alimentos exige medidas rápidas e eficientes.
A utilização do ambiente marinho através da mitilicultura (cultivo de mexilhão) é uma forma sustentável de produção de alimento.
O maior produtor de moluscos do Brasil é Santa Catarina responsável por mais de 90 por cento da produção, com um total de 23.495 toneladas, (dados do ano de 2012) (SANTOS eal., 2012).

A maricultura (cultura de ostras e mexilhões) no litoral catarinense surgiu em 1988 como alternativa para as comunidades costeiras, gerando emprego, renda e resultados sociais na melhoria da qualidade de vida e na fixação de comunidades tradicionais nas regiões litorâneas. Nestas regiões percebe-se que os pescadores dependem muito da pesca artesanal, com a restrição da pesca predatória, o setor entrou em decadência, assim os pescadores tiveram que procurar uma alternativa para sobreviver. Esta alternativa foi a maricultura, cultivo de moluscos bivalves entre eles ostras e mariscos.

Em entrevista com produtores locais da Praia da Serraria, percebeu-se que esta atividade tem gerado renda suficiente para manter estes produtores na comunidade assim como suas famílias. Todos os produtores afirmaram terem grande prazer em realizar esta atividade e viverem perto do mar.
No entanto, nós enquanto população, devemos nos alertar e procurar soluções para que estes ecossistemas costeiros sejam preservados. A demanda de alimentos se torna cada vez mais dependente de fontes alternativas, como a maricultura, portanto a qualidade da água deve ser fonte constante de preocupação.

O Centro Municipal de Educação Ambiental Escola do Mar vem trabalhando na perspectiva de conscientização de crianças, adolescentes e todos os grupos interessados na questão ambiental tendo como foco principalmente a Baia Norte e rios que deságuam nessa região.




Elis Graziela Andrighetti,
Graduanda em Engenharia de Aquicultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário