quarta-feira, 13 de abril de 2016

Escola do Mar de São José promove projetos sustentáveis para alunos da rede municipal

Os alunos do CEM Santa Ana visitaram o Projeto Águas de São José no último dia 4

O Centro Municipal de Educação Ambiental Escola do Mar de São José promove projetos sustentáveis para os alunos da rede municipal de ensino desde 2005, com o objetivo de conscientizar sobre a preservação do meio ambiente. No último dia 4, foi a vez dos alunos do 4º ano do CEM Santa Ana, que visitaram o Projeto Águas de São José, que busca a conscientização ambiental, focando inicialmente na realidade das bacias hidrográficas do município e a orla marítima.
Durante a aula expositiva, os estudantes interagiram destacando algumas ações como, por exemplo, evitar o desperdício de água ao lavar louça, evitar a demora na hora de escovar os dentes e tomar banho, além de não jogar lixo em ruas, rios e lagos. 
A Escola do Mar tem uma proposta pioneira e diferenciada. Um exemplo é o Barco Escola, recém-restaurado, uma sala de aula flutuante para atividades práticas, onde os alunos registram in loco o que foi estudado na teoria.
Durante a aula expositiva, os estudantes interagiram destacando
ações, por exemplo, evitar o desperdício de água ao lavar louça.
O diretor da Escola do Mar, Marcelo Cipriani, destaca que a interação com os alunos faz com que eles apontem os pontos positivos e negativos dos bairros onde moram, relacionando com os conteúdos e conceitos. “Sabemos da necessidade constante da reflexão acerca dos problemas e soluções para viabilizar qualidade de vida para a população. É nesse contexto que a Escola do Mar encaminha o trabalho, proporcionando a possibilidade de conhecer mais sobre educação ambiental”, salienta Cipriani.
Localizada no bairro Serraria, a Escola do Mar tem como proposta sensibilizar sobre práticas sustentáveis como o lixo, poluição dos rios e mares, redução de consumo, reciclagem, reaproveitamento de materiais, horta escolar, qualidade de água e maricultura.
O Barco Escola é uma sala de aula flutuante para atividades
práticas, onde os alunos registram o que foi estudado na teoria.
Entre os projetos estão o Barco Escola, Resíduo e Arte, Reciclagem de Papel – Reciclapel, Fortalezas da Baia Norte da Ilha de SC, Águas de São José, O Homem e o Mar, Horta Orgânica e Por um Mundo Sustentável. As estratégias acontecem por meio de conversas, exposição de conceitos e saídas de campo, além de oficinas pedagógicas com participação ativa dos alunos no processo de criação e experimentação. Os agendamentos podem ser realizados pelo telefone (48) 3346-6919 ou por e-mailambientalescoladomar@pmsj.sc.gov.br.
Fotos: SME-SCE

Um comentário:

  1. Que excelente iniciativa. Aprender sobre meio ambiente de forma significativa e agradável.

    ResponderExcluir