quarta-feira, 11 de junho de 2014

Semana do Meio Ambiente: Centro Municipal de Educação Ambiental Escola do Mar.


O Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia é celebrado em todo mundo no dia 5 de Junho, foi criado pela ONU, em 1972, durante a Conferência de Estocolmo para o Ambiente Humano como forma de conscientizar o mundo sobre as enfermidades contra a natureza. A semana do Meio Ambiente em São José – SC, aconteceu entre os dias 2 a 6 de Junho, promovendo ações de conscientização junto a sociedade josefense com o objetivo de proporcionar um diálogo entre os moradores e o poder público nas questões alusivas a problemática ambiental, levando em conta possíveis ações que venham corroborar com a conscientização para práticas sustentáveis.

A Semana do Meio Ambiente começou com uma ação conjunta entre Fundação Municipal do Meio Ambiente e Secretaria Municipal de Educação. Os atos foram iniciados no canteiro central da Avenida Lédio João Martins (Kobrasol) no dia 02 segunda-feira. Para marcar o início das atividades referente a
Semana do Meio Ambiente as duas escolas de Educação Ambiental: Centro Municipal de Educação Ambiental Escola do Mar e a Escola Municipal do Meio Ambiente; junto com a Guarda Municipal proporcionaram ao longo do dia ações de conscientização ambiental através de doação de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, distribuição de material educativo sobre  tratamento e destinação correta dos resíduos sólidos com ênfase no “Lixo” eletrônico, concomitante a isso foram expostos os trabalhos com materiais recicláveis produzidos no CMEA Escola do Mar, bem como a divulgação dos  Projetos de Educação Ambiental desenvolvidos na mesma (Projeto Águas de São José - 4ºanos); Projeto Recriando o Lixo; Projeto Reciclagem de Papel; Projeto Fortalezas da Baía Norte da Ilha de SC; Projeto Horta ), além de orientações concernente a temática em questão.


04 de Junho (Dia do Educador Ambiental) - Os segmentos intermunicipais envolvidos com o Meio Ambiente tiveram a oportunidade de participar do V seminário de Educação Ambiental do Grupo de Trabalho de Educação Ambiental-RH08 (GTEA-RH08) no Show Room Pedra Branca em Palhoça, cujo o tema era: Agricultura da Terra à Terra. O dia foi marcado por uma programação voltada a conscientização e práticas sustentáveis, onde tivemos a oportunidade de prestigiar diferentes palestras como: Produção Sustentável e Combate à Miséria (Mauro Schorr); Produção Sustentável e aproveitamento de
alimentos ( Genesis Duarte – Pastoral da Criança – Palhoça);  O que comer? (Denivaldo Luz); Compostagem e resíduos orgânicos (Marcos José de Abreu – CEPAGRO); Compostagem domiciliar (Gilberto Napoleão – FLORAM); Sistemas Agroflorestais (Fabio) além de intervenções culturais com Recicleide, Nossa Senhora dos Resíduos e Grupo Tambores da Terra (Maracatu).


04 de Junho – Trabalho de campo na praia da Serraria – “Olhares sobre os Resíduos”, no qual o CMEA Escola do Mar promoveu junto com turmas da Rede Municipal de Ensino um mutirão de Limpeza na orla da praia da Serraria.
Nesse sentido, a presente intervenção buscou a realização de uma atividade de campo elaborada para
propiciar o entendimento de alguns conceitos específicos de Educação Ambiental focando na problemática dos resíduos sólidos. Acredita-se também que o trabalho em campo propicia um melhor desenvolvimento das peculiaridades da prática científica e dos respectivos processos mentais. É um excelente ambiente de ensino, motivador, que facilita a aprendizagem e estimula constantemente a criatividade e vontade de pesquisar no aluno.


A intervenção proporcionou aos educandos conhecer os resíduos depositados na areia da praia de Serraria o que permitiu aos estudantes investigar e relacionar muitos conceitos abordados no cotidiano da sala como: Resíduos Sólidos; Meio Ambiente; Sustentabilidade e consumismo exagerado; proporcionando ao mesmo perceber a necessidade incessante de atitudes sustentáveis que possam mitigar o avanço do problema relacionado aos resíduos e refletir de forma crítica
no modo de descartar os próprios.A saída de campo elaborada para a Semana do Meio Ambiente foi direcionada para os/as estudantes do Ensino Fundamental II de São José, no qual participaram: CEM Luar (8º Serie – Prof. Marcelo Chitolina) e EBM Altino Corcino da Silva Flores (7º ano – Prof.Afonso Struck).  Planejamos essa atividade de campo com base no currículo estabelecido para esse nível de ensino pelo Governo de Santa Catarina: Orientações Curriculares da Educação Básica do Estado de Santa Catarina, Proposta Curricular do Município de São José, documentos estes que tem como objetivos nortear o processo de ensino e aprendizagem nas escolas.



No dia 05 (Dia Mundial do Meio Ambiente) e 06, as atividades desenvolvidas no CMEA Escola do Mar, focaram no projeto “Águas de São José”, atendendo os alunos dos 4º anos da Rede Municipal, salientando a importância dos Rios e sua função junto a população, além de relacionar a atual situação com o processo de expansão urbana sem o devido planejamento, abordando conceitos referentes aos ecossistemas marinhos e costeiros. O objetivo principal desse projeto é proporcionar aos alunos um maior conhecimento das causas e efeitos que ocorrem nos mananciais que compõe a bacia hidrográfica do Município bem como conscientizar da necessidade de ações mitigadoras para diminuir e até mesmo recuperar as áreas degradadas.
Agradecemos a todos os profissionais envolvidos na Semana do Meio Ambiente e em especial as duas Escolas da Rede Municipal que através dos professores viabilizaram a atividade proposta.
Valeu a parceria!!!!







Nenhum comentário:

Postar um comentário