quarta-feira, 18 de junho de 2014

As Ostras de Mangue.


Instituto Larus mergulha na foz de alguns rios da Floresta Atlântica e encontra as grandes ostras de mangue.




sexta-feira, 13 de junho de 2014

Jovem de 19 anos cria tecnologia para limpar oceanos e tem aprovação de especialistas




Um ano após anunciar a criação de um sistema que promete limpar o lixo dos oceanos, o jovem holandês Boyan Slat apresenta os primeiros resultados alcançados pela tecnologia. O Ocean Cleanup é uma espécie de barreira, que aproveita as correntes oceânicas para bloquear os resíduos encontrados no mar. De acordo com os especialistas que acompanharam os testes, a tecnologia é totalmente viável e eficiente.
Para que as análises fossem feitas, um conceito do Ocean Cleanup foi desenvolvido e colocado para funcionar. No teste que mede a captura e concentração, a barreira foi capaz de coletar plásticos em até três metros de profundidade, distância em que normalmente esses resíduos são encontrados. Além disso, o sistema recolheu pouca quantidade de zooplâncton, o que segundo os cientistas, facilita o reaproveitamento e a reciclagem do plástico.

Imagem: Divulgação
Quando foi divulgado, o projeto recebeu diversas críticas. Isso foi um dos fatores que motivou Slat e sua equipe a contarem com a ajuda de cem especialistas dispostos a analisarem a tecnologia. Os pesquisadores aprovaram e as análises resultaram em um texto com 530 páginas.
Com o embasamento científico, o próximo passo do jovem holandês, de apenas 19 anos, é testar o sistema em grande escala e começar a produção. Para isso, ele está em busca de financiamento coletivo. O alvo é conseguir dois milhões de dólares. A 90 dias do fim da campanha, o projeto já tem 16% da meta atingida.

Foto: Divulgação
A tecnologia pode ser de grande valia na luta contra o lixo dos oceanos. De acordo com a divulgação, ele seria capaz de remover mais de sete milhões de toneladas de plástico dos oceanos em apenas dez anos.

Fonte: Redação CicloVivo

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Semana do Meio Ambiente: Centro Municipal de Educação Ambiental Escola do Mar.


O Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia é celebrado em todo mundo no dia 5 de Junho, foi criado pela ONU, em 1972, durante a Conferência de Estocolmo para o Ambiente Humano como forma de conscientizar o mundo sobre as enfermidades contra a natureza. A semana do Meio Ambiente em São José – SC, aconteceu entre os dias 2 a 6 de Junho, promovendo ações de conscientização junto a sociedade josefense com o objetivo de proporcionar um diálogo entre os moradores e o poder público nas questões alusivas a problemática ambiental, levando em conta possíveis ações que venham corroborar com a conscientização para práticas sustentáveis.

A Semana do Meio Ambiente começou com uma ação conjunta entre Fundação Municipal do Meio Ambiente e Secretaria Municipal de Educação. Os atos foram iniciados no canteiro central da Avenida Lédio João Martins (Kobrasol) no dia 02 segunda-feira. Para marcar o início das atividades referente a
Semana do Meio Ambiente as duas escolas de Educação Ambiental: Centro Municipal de Educação Ambiental Escola do Mar e a Escola Municipal do Meio Ambiente; junto com a Guarda Municipal proporcionaram ao longo do dia ações de conscientização ambiental através de doação de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, distribuição de material educativo sobre  tratamento e destinação correta dos resíduos sólidos com ênfase no “Lixo” eletrônico, concomitante a isso foram expostos os trabalhos com materiais recicláveis produzidos no CMEA Escola do Mar, bem como a divulgação dos  Projetos de Educação Ambiental desenvolvidos na mesma (Projeto Águas de São José - 4ºanos); Projeto Recriando o Lixo; Projeto Reciclagem de Papel; Projeto Fortalezas da Baía Norte da Ilha de SC; Projeto Horta ), além de orientações concernente a temática em questão.


04 de Junho (Dia do Educador Ambiental) - Os segmentos intermunicipais envolvidos com o Meio Ambiente tiveram a oportunidade de participar do V seminário de Educação Ambiental do Grupo de Trabalho de Educação Ambiental-RH08 (GTEA-RH08) no Show Room Pedra Branca em Palhoça, cujo o tema era: Agricultura da Terra à Terra. O dia foi marcado por uma programação voltada a conscientização e práticas sustentáveis, onde tivemos a oportunidade de prestigiar diferentes palestras como: Produção Sustentável e Combate à Miséria (Mauro Schorr); Produção Sustentável e aproveitamento de
alimentos ( Genesis Duarte – Pastoral da Criança – Palhoça);  O que comer? (Denivaldo Luz); Compostagem e resíduos orgânicos (Marcos José de Abreu – CEPAGRO); Compostagem domiciliar (Gilberto Napoleão – FLORAM); Sistemas Agroflorestais (Fabio) além de intervenções culturais com Recicleide, Nossa Senhora dos Resíduos e Grupo Tambores da Terra (Maracatu).


04 de Junho – Trabalho de campo na praia da Serraria – “Olhares sobre os Resíduos”, no qual o CMEA Escola do Mar promoveu junto com turmas da Rede Municipal de Ensino um mutirão de Limpeza na orla da praia da Serraria.
Nesse sentido, a presente intervenção buscou a realização de uma atividade de campo elaborada para
propiciar o entendimento de alguns conceitos específicos de Educação Ambiental focando na problemática dos resíduos sólidos. Acredita-se também que o trabalho em campo propicia um melhor desenvolvimento das peculiaridades da prática científica e dos respectivos processos mentais. É um excelente ambiente de ensino, motivador, que facilita a aprendizagem e estimula constantemente a criatividade e vontade de pesquisar no aluno.


A intervenção proporcionou aos educandos conhecer os resíduos depositados na areia da praia de Serraria o que permitiu aos estudantes investigar e relacionar muitos conceitos abordados no cotidiano da sala como: Resíduos Sólidos; Meio Ambiente; Sustentabilidade e consumismo exagerado; proporcionando ao mesmo perceber a necessidade incessante de atitudes sustentáveis que possam mitigar o avanço do problema relacionado aos resíduos e refletir de forma crítica
no modo de descartar os próprios.A saída de campo elaborada para a Semana do Meio Ambiente foi direcionada para os/as estudantes do Ensino Fundamental II de São José, no qual participaram: CEM Luar (8º Serie – Prof. Marcelo Chitolina) e EBM Altino Corcino da Silva Flores (7º ano – Prof.Afonso Struck).  Planejamos essa atividade de campo com base no currículo estabelecido para esse nível de ensino pelo Governo de Santa Catarina: Orientações Curriculares da Educação Básica do Estado de Santa Catarina, Proposta Curricular do Município de São José, documentos estes que tem como objetivos nortear o processo de ensino e aprendizagem nas escolas.



No dia 05 (Dia Mundial do Meio Ambiente) e 06, as atividades desenvolvidas no CMEA Escola do Mar, focaram no projeto “Águas de São José”, atendendo os alunos dos 4º anos da Rede Municipal, salientando a importância dos Rios e sua função junto a população, além de relacionar a atual situação com o processo de expansão urbana sem o devido planejamento, abordando conceitos referentes aos ecossistemas marinhos e costeiros. O objetivo principal desse projeto é proporcionar aos alunos um maior conhecimento das causas e efeitos que ocorrem nos mananciais que compõe a bacia hidrográfica do Município bem como conscientizar da necessidade de ações mitigadoras para diminuir e até mesmo recuperar as áreas degradadas.
Agradecemos a todos os profissionais envolvidos na Semana do Meio Ambiente e em especial as duas Escolas da Rede Municipal que através dos professores viabilizaram a atividade proposta.
Valeu a parceria!!!!







quarta-feira, 4 de junho de 2014

Prefeitura de São José promove ação de conscientização na Semana do Meio Ambiente

Nesta quarta (4), será lançado o Programa de Adoção de Praças e a doação de área para uma nova unidade de conservação do Município
A Semana do Meio Ambiente em São José começou com distribuição de mudas
A Semana do Meio Ambiente em São José começou com distribuição de mudas
Uma série de ações marca a Semana do Meio Ambiente em São José. As atividades foram iniciadas nesta segunda-feira (2) com a distribuição de mudas de árvores na Avenida Central do Kobrasol. Nesta quarta-feira (4), o destaque será o lançamento dos projetos de Adoção de Praças e Revitalização do Parque Ambiental dos Sabiás, além da doação de área para uma nova unidade de conservação do Município.
A programação da Semana do Meio Ambiente foi iniciada no canteiro central da Avenida Lédio João Martis (Central do Kobrasol), nesta segunda-feira (2), quando foram distribuídas cerca de 700 mudas de árvores nativas para a população. A ação foi realizada pela Fundação Municipal do Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Segundo o superintendente da Fundação, Eduardo Bastos, além da distribuição das mudas, produzidas no Horto Municipal, as pessoas que passaram pelo local também receberam orientações sobre educação ambiental.
A ação foi realizada pela Fundação Municipal do Meio Ambiente, em parceria com a Guarda Ambiental e Secretaria de Educação
A ação foi realizada pela Fundação Municipal do Meio Ambiente, em parceria com a Guarda Ambiental e Secretaria de Educação
A equipe do setor Ambiental da Guarda Municipal participou com a distribuição de material explicativo e prestou orientação sobre o tratamento e a destinação correta de resíduos sólidos. A Guarda Municipal de São José é o único grupamento em Santa Catarina especializado em ações de preservação e repressão aos crimes ambientais, com orientações para o descarte de resíduos domiciliares e coleta seletiva.
No espaço montado, o público pode ainda conhecer a exposição de trabalhos feitos com materiais recicláveis e reutilizáveis, produzidos nas escolas ambientais. O Município de São José mantém, em sua rede de ensino, duas escolas voltadas para a Educação Ambiental: o Centro Municipal de Educação Ambiental Escola do Mar e a Escola Municipal do Meio Ambiente.
No local, também foi realizada exposição de trabalhos feitos com materiais recicláveis e reutilizáveis, produzidos nas escolas ambientais do Município
No local, também foi realizada exposição de trabalhos feitos com materiais recicláveis e reutilizáveis, produzidos nas escolas ambientais do Município
A Escola do Mar tem como objetivo promover a conscientização dos alunos da rede municipal e a comunidade para a necessidade de compreender, preservar e conservar o ambiente com práticas sustentáveis. Ações como a horta orgânica, oficinas de papel reciclado, projeto Fortaleza e o Barco Escola são incentivadores dos cuidados para com o planeta.
Já a Escola do Meio Ambiente, localizada dentro do Parque Ambiental dos Sabiás, desenvolve ações de Educação Ambiental através de visitas monitoradas para grupos de estudantes. Ao ar livre, em meio a árvores, passando por açude e trilhas, os alunos aprendem sobre a importância de atuar de forma conjunto para preservar os recursos naturais.
Parcerias
Durante a ação, foram distribuídas cerca de 700 mudas para a população
Durante a ação, foram distribuídas cerca de 700 mudas para a população
Nesta quarta-feira (4), a partir das 15 horas, uma solenidade na Prefeitura de São José oficializará projetos de parceria da Fundação do Meio Ambiente com a iniciativa privada. Será lançado, por exemplo, o Programa de Adoção das Praças por construtoras, nos bairros Nossa Senhora do Rosário, Barreiros, Campinas e Kobrasol.
Também será apresentado o projeto de revitalização do Parque Ambiental dos Sabiás. Em parceria com o Projeto Mãos que Ajudam, um grupo de empresários e voluntários irão efetuar a limpeza e requalificação do espaço. O mutirão será realizado neste sábado (7) e deve reunir cerca de 200 pessoas.
Na solenidade, ainda será oficializada a doação de uma área de 92 mil metros quadrados pela Pedra Branca à Fundação Municipal do Meio Ambiente para a implantação da segunda unidade de conservação do Município. Para o superintendente da Fundação do Meio Ambiente, Eduardo Bastos, a parceria entre poder público e iniciativa privada é positiva para todos. “O que temos observado é que, desde que haja transparência nas ações e um regramento claro, há um desejo da classe empresarial em contribuir. E, com estas ações, o maior beneficiado é a coletividade”, destaca Eduardo.

Visitas de Maio de 2014.

O CMEA Escola do Mar agradece a todas os alunos e professores que nos agraciaram com sua presença, para aprender e ensinar um pouco mais sobre educação ambiental, já que, a mesma é fundamental para conscientização das pessoas em relação ao mundo que vivemos. Nosso maior objetivo e tentar estabelecer uma nova visão de como se relacionar e usufruir dos recursos oferecidos pela natureza, buscando uma relação mais harmoniosa entre o homem e o meio. Obrigado a todos.

CEM Vilson Kleinubing - Visita do 4º ano em 23.05.14 período matutino

CEM Vilson Kleinubing - Visita do 4º ano em 23.05.14 período vespertino



CEM Vilson Kleinubing - Visita do 4º ano em 209.05.14 período vespertino
CEM Vilson Kleinubing - Visita do 4º ano em 209.05.14 período vespertino
CEM Antônio Francisco Machado - Visita do 4º ano em 22.05.14 período matutino

CEM Antônio Francisco Machado - Visita do 4º em 22.05.14 período vespertino


CEM Antônio Francisco Machado - Visita do 4º em 22.05.14 período vespertino


CEM Antônio Francisco Machado - Visita do 4º em 22.05.14 período vespertino

EBM Olga de Andrade Borgonovo - Visita em 5º ano em 26.05.14 período vespertino


EBM Olga de Andrade Borgonovo - Visita em 5º ano em 26.05.14 período vespertino


CEM Araucária - Visita do 4º em 29.05.2014

CEM Araucária - Visita do 4º em 29.05.2014

CEM Araucária - Visita do 4ªº ano em 30.05.2014 período matutino.


CEM Araucária - Visita do 4ªº ano em 30.05.2014 período matutino.


CEM Araucária - Visita do 4ªº ano em 30.05.2014 período matutino.

CE Pingo no i - Visita do 4º ano em 26.05.14


CE Pingo no i - Visita do 4º ano em 26.05.14


CE Pingo no i - Visita do 3º e 5º ano em 28.05.14


CE Pingo no i - Visita do 3º e 5º ano em 28.05.14

CEM José Nitro - Visita em 30.05.2014 - 4º ano -período vespertino

CEM José Nitro - Visita em 30.05.2014 - 4º ano -período vespertino

CEM José Nitro - Visita em 30.05.2014 - 4º ano -período vespertino