segunda-feira, 8 de junho de 2015

“Um planeta, um oceano – juntos, temos o poder de os proteger”, apela a ONU no Dia Mundial dos Oceanos


Para assinalar o Dia Mundial dos Oceanos, a família das Nações Unidas está a incentivar a comunidade internacional a refletir sobre os múltiplos benefícios que os oceanos oferecem, tal como apelam ao compromisso em mantê-los saudáveis e produtivos para as gerações atuais e futuras.  

 “Temos de assegurar que os oceanos continuam a servir as nossas necessidades sem colocar em questão as das gerações futuras”, sublinhou o Secretário-Geral Ban Ki-moon na mensagem para assinalar o Dia, adicionando que “as suas profundezas contêm as soluções atuais e futuras para as necessidades energéticas humanas”.
Os oceanos regulam o clima do planeta tal como oferecem uma fonte importante de nutrição e de rotas essenciais para o comércio mundial. O Dia Internacional dos Oceanos é uma oportunidade para celebrar a importância dos oceanos para a vida na terra e ser mais ativo na sua proteção.
Os oceanos geram a maior parte do oxigênio que respiramos, absorvem grandes quantidades das emissões de dióxido de carbono e são economicamente importantes para os países que dependem do turismo, pescas e outros recursos marítimos para obter rendimentos. Também são a base do comércio internacional.
Infelizmente, pressões humanas, incluindo sobre exploração, pescam desreguladas, ilegais e destrutivas, práticas de aquacultura instáveis, poluição marítima, destruição de habitat, espécies exóticas, alterações climáticas e acidificação dos oceanos estão a ter um peso significativo sobre os oceanos e mares do mundo.
Na sua mensagem, Irina Bokova, Diretora Geral da UNESCOsublinhou que “ em tempo de ameaças emergentes, ‘os negócios de sempre’ não são mais aceitáveis – temos de mudar a maneira como entendemos, gerimos e usamos os recursos marítimos e as áreas costeiras. Por isso, temos de saber mais sobre os oceanos e recorrer a uma ciência mais forte para conceber políticas mais sustentáveis, baseadas em ecossistemas para os oceanos e costas”.
A Assembleia-geral da ONU reconheceu os oceanos e mares como uma parte importante do desenvolvimento sustentável – tal como foi refletido na Declaração do Milénio e nos seus resultados com as metas anti-pobreza mais conhecidos como ODMs. Procurando agora desenhar uma nova agenda de desenvolvimento sustentável para depois de 2015, os Estados Membros identificaram a proteção dos oceanos como uma das chaves para criar um futuro mais limpo e melhor para o planeta.
“Milhares de milhões de humanos, plantas e animais dependem nos nossos oceanos todos os dias”, afirmou o presidente da Assembleia-geral John Ashe na sua mensagem. “Apelo aos Estados Membros e outras partes interessadas para continuarem a tomar ação para proteger os nossos oceanos através da redução de poluição e proteção da vida marítima para as gerações atuais e futuras”.
Desde 2009 que a família da ONU se reúne todos os anos, apelando às comunidades a garantia de que os nossos oceanos permaneçam limpos e saudáveis. O tema deste ano “Juntos temos o poder de proteger o oceano!” sublinha o poder da colaboração.
Este ano, a comemoração coincide com o 20º aniversário da entrada em vigor da famosa Convenção da ONU sobre o Direito do Mar – conhecida como a “Constituição dos Oceanos” – que oferece um regime legal para todas as atividades marítimas. Também é assinalado o Ano Internacional dos Pequenos Estados Ilha em Desenvolvimento.
The ocean is essential to our well-being and the future of our planet. World Oceans Day is an occasion for all Governments and societies to join forces in ensuring its protection.
O oceano é essencial para o nosso bem estar e para o futuro do nosso planeta. O Dia Mundial dos Oceanos é a ocasião para os governos e sociedades unirem as suas forças para garantir a sua proteção.
 “Um planeta, um oceano – juntos, temos o poder de os proteger”, realçou Irina Bokova.
8 de junho de 2014, Centro de Notícias da ONU/ Traduzido e Editado Por UNRIC
Fonte:http://www.unric.org/pt/actualidade/31499-um-planeta-um-oceano-juntos-temos-o-poder-de-os-proteger-apela-a-onu-no-dia-mundial-dos-oceanos. Acesso em: 08 Jun. 2015

Florianópolis pretende bater recorde de cidade que mais recicla óleo de cozinha



O título de cidade que mais coleta e recicla óleo vegetal no mundo é de Florianópolis desde 2012. Graças ao trabalho do programa ReÓleo, a capital catarinense entrou para o Guinness Book, famoso livro dos recordes, após coletar 18.670 litros do resíduo em um único mês.

O ReÓleo, da Associação Comercial e Industrial de Florianopolis (ACIF), quer superar a marca já registrada e chegar a 20 mil litros coletados. Para tanto, a campanha de arrecadação começou no dia primeiro de junho e vai até 30 de junho.
A iniciativa pretende movimentar toda a comunidade - moradores, proprietários de bares, restaurantes, hotéis, escolas entre outros -, para que deixem de descartar o óleo usado na pia ou jogá-lo direto no solo.
Para participar da campanha e também colaborar com o meio ambiente, basta armazenar o resíduo em garrafas PET e entregar em um dos cerca de 200 pontos de entrega voluntária (PEV's) do programa espalhados por Florianópolis. Todo o óleo coletado seguirá para a empresa Ambiental Santos, parceira do programa, onde será reciclado. Segundo o diretor do Programa ReÓleo, Luiz Falcão, a ideia da campanha é, além do novo recorde, criar em cada pessoa o hábito de descartar corretamente o óleo usado. “É dar continuidade ao ciclo da sustentabilidade, mobilizando e conscientizando crianças e adultos”, explica.
Para atingir o objetivo, o ReÓleo irá promover uma série de atividades pela cidade e uma gincana de arrecadação entre as escolas públicas e particulares já inscritas no programa. Por meio da gincana, as escolas receberão produtos de limpeza conforme a quantidade de óleo arrecadada e a que mais contribuir para a campanha de quebra do recorde, receberá uma verba de três mil reais para ações relacionadas com educação ambiental.
A listagem de PEV's e os endereços para entrega do óleo podem ser acessados aqui
Programação Campanha 2015:
29/05 e 12/06 - Caminhada da ACIF pela cidade para sensibilização da população e dos estabelecimentos comerciais sobre a importância de descartar corretamente o óleo de cozinha usado;
01/06 - das 15h às 16h, no auditório da reitoria da UFSC - Abertura da Campanha na Semana Ambiental da UFSC - apresentação de palestra sobre o Reóleo, com o Diretor Luiz Antônio Falcão de Moura;
05/06 - às 15h, no Parque de Coqueiros - Blitz na Semana de Conscientização Ambiental da FLORAM - posto de coleta de óleo vegetal.
08/06 - no NEI Ingleses - Palestra Reciclar é Educar
Fonte: http://ciclovivo.com.br/noticia/florianopolis-pretende-bater-recorde-de-cidade-que-mais-recicla-oleo-de-cozinha. Acesso em: 08 de Jan. 2015.